Tipos de portões automatizados

Tudo o que precisa de saber sobre portões automáticos
Tipos de portões automatizados
Os portões automáticos são perfeitos para quem pretende ter mais segurança e conforto no seu dia-a-dia. Um portão automático feito à medida e que permita dar um toque de beleza e modernidade às fachadas de casas ou prédios é sempre uma boa opção.
Para além de valorizar mais a habitação ou espaço comercial, o portão automático consegue criar ambientes muito confortáveis e que podem ser acedidos sem que, por exemplo, seja necessário sair do carro em dias de chuva. Basta utilizar o controlo remoto e entrar no espaço com total privacidade e segurança.
Para além disso, os portões automáticos podem ser adquiridos em diferentes tipos de materiais. Existem desde portões de madeira até aos portões de ferro. Portanto, não importa qual o modelo que escolher, desde que o mesmo responda às suas necessidades.
Qual o melhor modelo de portão automático?
Quando escolher entre os diversos tipos de portões automáticos, poderá necessitar de ponderar também as características do imóvel e à função que ele irá ter no mesmo. É fundamental avaliar se o espaço é grande ou pequeno, quantos veículos vai abrigar e qual o número de pessoas que irão circular no espaço, colocando ainda na equação o facto de se tratar de uma zona interna ou externa e respetiva complexidade da abertura.
O gosto pessoal também é muito importante no processo de escolha de um portão automático de garagem. O ser prático e seguro é importante, mas também é preciso que o portão seja bonito e moderno.
Conheça os tipos de portões automáticos
Portões automáticos deslizantes
Se a sua garagem for grande, os portões automáticos deslizantes são a opção ideal. Por utilizar um sistema de trilhos fixos no chão, este modelo só precisa de um espaço em linha reta e do tamanho do portão, fazendo com que deslize completamente para o lado que se desejar. Em alguns casos, as folhas podem abrir em ambas as direções.
O portão automático deslizante não exige uma estrutura complexa para funcionar na perfeição. É também um mecanismo que dificilmente apresenta defeitos e, caso isso aconteça, por norma é de simples resolução. Ou seja, a relação custo-benefício na compra e manutenção é muito boa.
Portão automático basculante
No caso de uma garagem pequena e se quiser poupar espaço na calçada, o portão automático basculante é a opção mais recomendada. Este tipo de portão garante o melhor aproveitamento do espaço exterior, deixando mais área útil no interior.
O portão basculante funciona a partir da ativação da folha principal para cima, até que ela atinja a posição horizontal. Este movimento é feito através de contrapesos e roldanas fixas nas barras laterais do portão.
No que se refere à sua rapidez, o portão basculante costuma demorar, em média, entre 7 e 20 segundos para abrir completamente, dependendo do modelo e tamanho do portão. Isto permite que seja muito rápido, seguro e prático entrar e sair da garagem.
Portões automáticos pivotantes
O portão automático pivotante é um dos modelos mais tradicionais que existe e funciona com a abertura a meio de duas folhas que deslizam tanto para dentro como para fora. Regra geral, é produzido em ferro, madeira, aço ou alumínio, mas também pode ser fabricado com outros materiais, dependendo do gosto do cliente.
É uma alternativa que não necessita de mais espaço lateral para correr e, se o espaço disponível for pouco, há sempre a opção de usar apenas uma folha. Quando aberto, este tipo de portão automático ocupa uma parte da calçada ou do interior do terreno onde está instalado.
Estes portões automáticos também fecham e abrem de forma muito rápida, com apenas um toque no botão de controlo remoto.






